Como congelar e armazenar os salgados para fritar: Guia completo!

Se você é um amante de salgados fritos, como coxinhas, bolinhos, entre outros, certamente já se perguntou sobre a melhor maneira de congelar e armazená-los. Saber como fazer isso do jeito certo é fundamental para preservar o sabor, a textura e a qualidade dos alimentos, garantindo que você possa desfrutar deles quando quiser. Neste guia completo, compartilharemos as melhores práticas para congelar salgados para fritar, ajudando você a manter seu estoque abastecido e estar preparado para atender pedidos de última hora.

 

Por que congelar salgados?

 

Congelar salgados tem várias vantagens. Além de poder prolongar a vida útil desses alimentos, o congelamento também ajuda a economizar tempo. Você pode preparar uma grande quantidade de salgados com uma máquina da Consultomaq, e congelá-los para quando houver um pedido. Dessa forma, você sempre terá à mão salgados prontos para fritar!

 

Passo a passo: Congelando salgados

 

  1. Preparação adequada

 

Antes de congelar os salgados, é importante salientar dois aspectos: o preparo correto da massa (cozinhando bem o trigo) e o uso de ingredientes que não soltam água dentro do seu salgado, já que isso faz toda a diferença, tanto na qualidade final quanto na durabilidade do produto. Para garantir que todos os ingredientes sejam incorporados de maneira homogênea, utilize uma masseira da Consultomaq, deixando a máquina cozinhar e mexer a massa pelo tempo certo até chegar no ponto – isso ajudará a obter salgados com uma textura perfeita após o congelamento e fritura.

 

  1. Modelagem dos salgados

 

Após preparar a massa, modele os salgados utilizando uma modeladora, pois ela vai garantir a padronização dos produtos, além de evitar que fiquem com ar dentro. Depois de modelar e empanar, os salgados já estão prontos para serem congelados.

 

  1. Congelamento em camadas

 

Invista em recipientes adequados para congelamento, já que possuem orifícios que facilitam a passagem do ar e congelam o salgado mais rápido. Escolha os recipientes empilháveis para otimizar o espaço do freezer. Para evitar que os salgados grudem uns nos outros, é importante congelá-los em camadas. Coloque uma camada de salgados na bandeja, deixando um pequeno espaço entre eles. Em seguida, cubra-os com papel manteiga ou plástico filme e adicione outra camada de salgados. Faça, no máximo, duas camadas de salgados.

  1. Embalagem adequada

 

Após congelar, é hora de embalar os salgados adequadamente. Utilize sacos para congelamento ou recipientes próprios para freezer. Certifique-se de remover o máximo de ar possível da embalagem antes de fechar e selar, isso evita a formação de cristais de gelo e ajuda a preservar a qualidade dos salgados.

 

  1. Rotulagem e data

 

Não se esqueça de rotular as embalagens, informando o tipo de salgado e a data de congelamento (congele os produtos no mesmo dia que produzir). Isso ajudará a identificar facilmente cada salgado e controlar o prazo de validade. Recomendamos consumir os salgados antes do prazo de três meses no congelador, assim, você garante o melhor sabor e textura dos produtos.

 

  1. Descongelamento antes de fritar

 

Se você estiver trabalhando com salgados de festa de até 30 gramas, é possível frita-los sem a necessidade de descongelar, basta tirar do freezer pouco antes de fritar. Se você estiver trabalhando com salgados maiores, será necessário fazer o descongelamento. Para coxinhas acima de 120 gramas, retire do freezer 1 dia antes e deixe descongelar na geladeira.

Evite descongelar em temperatura ambiente, pois isso pode comprometer a qualidade dos salgados.

 

  1. Fritura dos salgados

Coloque óleo em uma panela com a quantidade suficiente para cobrir os salgados. Aqueça o óleo a temperatura de 180 graus celsius ou 350 graus fahrenheit. Respeite a capacidade da sua fritadeira, por exemplo: se estiver trabalhando com uma fritadeira com até 7 litros de óleo, coloque no máximo 30 salgados de 30 gramas por vez. Caso você coloque muitos salgados de uma só vez, o óleo esfria e os salgados ficam encharcados. Frite os salgados por, no máximo, 3 minutos, deixe descansar mais 2 minutos e eles já estarão pronto para servir.

Dica extra:
Salgados já fritos podem ser congelados novamente e, depois, basta aquecê-los no forno ou na airfryer. É um ótimo nicho de vendas para quem quer ter salgadinhos em casa, mas não quer ter o trabalho de fritar. Se quiser saber mais dicas para congelar os salgados já fritos, fale com o time da Consultomaq clicando aqui.