Como fazer a divulgação dos seus salgadinhos. 10 dicas para divulgar seus salgados de forma eficaz e gerar mais vendas.

Assim como em qualquer outro negócio, a divulgação é essencial para aumentar as vendas. Mas em meio a tantas opções, qual a melhor maneira de divulgar os salgadinhos? 

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para fazer uma boa divulgação dos seus salgadinhos.

1. Identifique seu público-alvo

O primeiro passo para fazer uma boa divulgação é identificar quem é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que compram seus salgados? São estudantes que buscam algo rápido e barato para o lanche? São pessoas que procuram uma opção para o almoço? Quem sabe seu público alvo são pessoas que querem salgados para festas ou confraternizações? Identificar quem é seu público-alvo é importante, pois você consegue direcionar melhor suas estratégias de marketing e chegar até as pessoas que realmente têm interesse nos seus produtos.

2. Crie uma marca

Criar uma marca para os seus salgadinhos é um dos primeiros passos para alavancar as vendas. Isso significa que você deve criar um nome e um logotipo, tenha certeza de que esses elementos sejam únicos, com cores personalizadas e fáceis de se lembrar. Você também deve considerar embalagens personalizadas para ajudar a diferenciar os seus salgados dos concorrentes e atrair mais compradores.

3. Utilize as redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para fazer a divulgação dos seus salgadinhos. Crie uma página no Facebook ou um perfil no Instagram para o seu negócio e poste fotos dos seus produtos, promoções e novidades. Dessa forma, você cria uma conexão com seus clientes e potenciais clientes, além de mostrar a qualidade dos seus produtos.

4. Invista em publicidade

Já diziam nossos avós: quem não é visto, não é lembrado. A publicidade pode ser eficaz para divulgar os seus salgados, pois permite que você alcance um grande número de pessoas. Isso significa que você pode usar anúncios em mídias tradicionais, patrocinando por exemplo um programa de TV ou partir para o mais utilizado atualmente que é o marketing digital. Invista em um bom site e em anúncios de tráfego pago em motores de busca como o Google e nas próprias redes sociais impulsionando seus posts, você pode começar fazendo você mesmo, mas, se puder, contrate uma equipe profissional.

5. Faça parcerias e eventos

Outra forma de divulgar seus salgadinhos é fazer parcerias com outros negócios. Por exemplo, se você produz salgados para festas, procure parcerias com empresas de decoração e de aluguel de mesas e cadeiras. Dessa forma, você pode oferecer um pacote completo para os clientes.

Além disso, você pode participar de eventos como feiras gastronômicas, festas da cidade, eventos esportivos, entre outros. Esses eventos são uma ótima oportunidade para divulgar seus produtos para um grande número de pessoas de uma só vez.

6. Invista em materiais promocionais

Invista em materiais promocionais como cartões de visita, panfletos, banners e embalagens personalizadas. Esses materiais são importantes para que as pessoas conheçam seu negócio e saibam como entrar em contato com você. Se possível, faça um design atraente e coloque fotos dos seus salgadinhos para despertar o interesse das pessoas.

7. Ofereça degustações

Uma estratégia muito eficiente para divulgar seus salgadinhos é oferecer degustações. Reuniões de condomínios, eventos em igrejas, empresas, clubes de serviço, visita na casa de amigos e potenciais clientes, entre outros. Dessa forma, as pessoas vão conhecer a qualidade dos seus salgadinhos e podem se tornar clientes fiéis. Essa é uma das mais poderosas estratégias.

8. Crie um programa de fidelidade

Criar um programa de fidelidade é uma forma de incentivar seus clientes a comprarem mais vezes e ainda divulgarem seus salgadinhos. Por exemplo, você pode criar um cartão fidelidade onde o cliente ganha um brinde ou um desconto a cada 10 compras. Dessa forma, seus clientes serão incentivados a comprar mais vezes e ainda vão compartilhar com amigos e familiares sobre o programa de fidelidade.

9. Ofereça um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento é crucial para manter seus clientes satisfeitos e fidelizados. Seja cordial, atencioso e esteja sempre disponível para tirar dúvidas e resolver problemas. Com um bom atendimento, seus clientes ficarão satisfeitos e felizes em compartilhar com amigos e familiares sobre os seus salgadinhos.

10. Esteja atento às tendências

Outra dica é estar atento às tendências do mercado, como: oferecer opções vegetarianas, veganas ou sem glúten para atender a demanda de um público cada vez mais consciente em relação à alimentação saudável e com restrições alimentares.

Dica Extra

11. Combos Promocionais

A principal vantagem de ter combos promocionais é que eles passam a ideia de que o cliente está economizando dinheiro ao comprar seus salgadinhos em conjunto.  Ao comprar em combos, você oferece a oportunidade do cliente experimentar sabores diferentes que talvez ele não pediria se fossem vendidos apenas individualmente. Além disso, você consegue simplificar o processo de compra, já que tudo o que o cliente precisa está incluso no pacote. Faça um bom mix de produtos, inclua um pouco de churros, refrigerantes e até molhos especiais, por exemplo.

Promover seu negócio de salgadinhos é um fator-chave para o crescimento dos resultados, porém, o mais importante após atrair o cliente é mantê-lo comprando e, para isso, leve sempre em consideração a qualidade, o padrão do tamanho, a quantidade de recheio, e o tempo de entrega, sempre tenha salgados prontos no freezer para atender seus clientes. Mas lembre-se que crescer e manter a qualidade só é possível com o uso de máquinas para produção de salgados da Consultomaq.
Com comprometimento, dedicação, criatividade e uma produção padronizada, você conseguirá alavancar seu negócio e conquistar cada vez mais clientes satisfeitos com seus salgadinhos. Se você desejar conhecer mais sobre máquinas automatizadas para a produção de salgados, fale conosco.