História de Sucesso

Escreva a história da “coxinha de sucesso” com a Consultomaq

Só mais uma história de coxinha de sucesso, a sua!

Quando o negócio é bom, barato, gostoso e faz sucesso, todos querem ser os donos não é mesmo? Portanto escreva a história da “coxinha de sucesso” com a Consultomaq!

A coxinha é deliciosa, barata e faz sucesso sempre, portanto não faltam histórias sobre sua invenção.

Muito conhecida no Brasil e sempre presente nas cantinas da escola, botecos, feiras livres e claro nas festinhas de aniversário, muitos dizem que a coxinha é um prato típico brasileiro. Mas…será que é mesmo?

A escritora Nadir Cavazin conta em seu livro Histórias e Receitas que a coxinha teria sido criada em Limeira, cidade do interior de São Paulo, no século XIX. Pasmem vocês, ela teria sido criada pela cozinheira da família real. Diz a lenda que a Princesa Isabel e o Conde D’Eu teriam tido um filho com deficiência mental e por isso teriam o escondido na Fazenda do Morro Azul. A criança entretanto era “chatinha” para comer e exigia sempre coxa de frango, porém não havia coxa de frango o suficiente. A cozinheira então resolveu enganar a criança: desfiou o frango, fez uma massa de batata e moldando e recheando a massa recriou várias “ coxinhas de frango”.

Deu certo, a criança amou o resultado e até a imperatriz Tereza Cristina quis provar o quitute.

Não sabemos se a história é verdadeira, até porque o que sabemos é que todos os filhos da Princesa viviam com ela no Rio, não é mesmo?

Mais uma história

Com a chegada de muitas fábricas no século 20 dizem que alguém teve a ideia de desfiar a carne do frango, envolver numa massa de batata, modelar na forma de uma coxa, fritar em óleo quente e ainda quente vender em frente às fábricas. O objetivo era vender uma refeição rápida e barata para os trabalhadores e é claro que tudo que é bom se copia, por isso cada vez vendedores ambulantes de “ coxinhas” foram surgindo. Em 1970 o salgadinho ganhou o duplo recheio de frango com requeijão.

A coxinha não é brasileira

A principal versão diz que a popular coxinha nasceu mesmo na França, pelo menos há uma versão bem parecida publicada em 1844, no livro L’Art de la cuisine française au XIXème Siècle. No livro diz que o croquette de poulet (croquete de frango) deveria ser moldado em forma de pera.

Consultomaq e a coxinha. Escreva a história da “coxinha de sucesso” com a Consultomaq

Mas cada um tem sua história com a coxinha e aqui na Consultomaq a história começou quando o nosso fundador tinha apenas 9 anos de idade e sua mãe fazia salgados para ajudar a renda da família. Ali nascia a essência da Consultomaq, que é sempre melhorar a forma de fazer salgados sem perder a qualidade.

Agora queremos saber de você, qual a sua história com a coxinha? Escreva sua história de “coxinha de sucesso” com a Consultomaq!

Conheça nossas modeladoras de salgados -> Clique Aqui