Como montar uma fábrica de salgados?
Como montar uma fábrica de salgados?
Se você quer começar um negócio aí mesmo na sua casa e se aventurar como empreendedor, que tal montar uma fábrica de salgados? Antecipadamente dizemos que sim, é possível ganhar dinheiro fazendo salgados e ainda mais possível começar um negócio aí na sua casa. Porém, antes de mais nada é preciso que saiba que se a sua intenção é montar uma fábrica de salgados, não será fácil, mas, não é impossível.
Primeiramente é necessário se planejar e por isso preparamos aqui algumas dicas para que você fazer o seu planejamento e montar a sua fábrica de salgados.
Escolha o local
Seja qual for o negócio que pretende abrir, primordialmente é necessário fazer uma pesquisa antes. Analise o potencial do negócio, as vantagens, as ameaças internas e também as externas. Assim sendo, no momento de escolher o local leve em consideração todas as principais necessidades e todos os procedimentos que serão realizados dentro da fábrica.
O local será na sua casa mesmo? Tem espaço, higiene adequada e segurança?
Se você respondeu sim, saiba que é um negócio lucrativo! Entretanto, como já dizemos acima, não é fácil.
Agora, se você sabe o que quer e o que está fazendo, é organizado e sabe vender, ótimo! Mas saiba que mesmo trabalhando em casa enfrentará burocracias e licenças. Vamos conhecer mais sobre elas?
O que é necessário para montar uma fábrica de salgados?
Sempre é bom consultar o SEBRAE! No site você encontra diversos artigos interessantes contendo as normas técnicas necessárias para abrir o seu negócio. Segundo o site do Sebrae, “Norma técnica é um documento de carácter universal, simples e eficiente, no qual são indicadas regras, linhas básicas ou características mínimas que devem ser seguidas por determinado produto, processo ou serviço.”
Sendo assim, vale a pena verificar e ficar atento às normas técnicas relacionadas à segurança de alimentos.
Para trabalhar direitinho é necessário registrar o seu negócio, mas é claro que trabalhando em casa de maneira informal não é necessário tantas burocracias. Porém, sabemos que você quer sucesso e assim sendo logo precisará de mais espaço para trabalhar e consequentemente vai precisar de mais cuidados com tudo isso.
No inicio um contador pode te ajudar na abertura da sua empresa, contudo também será necessário verificar juntamente com a Prefeitura da sua cidade questões de licença, vigilância sanitária e também corpo de bombeiros. Juntamente com toda a burocracia é primordial estar atento a higiene que deve ser um ponto essencial da rotina do seu trabalho!
Produtos
Uma dica para quem está começando é se especializar na produção e comercialização de apenas um ou no máximo dois tipos de salgados. Assim, você mensura melhor os custos da sua produção, planeja melhor as compras dos ingredientes, confere o poder de negociação com os fornecedores – afinal os insumos serão sempre os mesmos – e verifica o seu potencial de aceitação na região que escolheu. Não deu certo com um tipo, tente outro, mas se especialize!
Armazenagem e produção
Antecipadamente, já dissemos aqui que planejamento é tudo e que a higiene é fundamental, por isso, planeje-se!-Desde a aquisição dos insumos e o controle do seu estoque, tudo tem que estar de acordo com a demanda esperada. Assim você evita faltas e também perdas de produtos.
Pesquise sobre congelamentos de alimentos para que a qualidade e conservação dos seus produtos sejam mantidas.
Ao armazenar os alimentos em uma câmara fria, deixe os que sairão primeiro mais próximos da porta, assim você economiza energia evitando que ela não fique aberta por muito tempo.
Qual o tipo de embalagem?
Se você já sabe qual será o seu produto final, tenha em mente que juntamente com ele a embalagem deve compor uma apresentação impecável, que transmita o que você quer deixar como mensagem, que conserve os alimentos e que aguce a vontade no cliente de querer comprar sempre com você.
Apesar de mais caro, a personalização da embalagem é sempre uma boa ideia. Pesquise o material ideal, consiga um fornecedor de confiança e negocie um preço justo. Uma boa dica é procurar por pequenos fabricantes que são mais abertos a negociação e lembrar que as embalagens são sim importantes e não se pode pular essa etapa.
Mas afinal, quais equipamentos eu preciso para montar a minha fábrica de salgados?
Para que sua fábrica realmente funcione é essencial alguns equipamentos. Uma câmara fria por exemplo, um fogão industrial, freezer para armazenamento, uma mesa ou bancada de trabalho impermeável, a masseira, a empanadeira e claro a modeladora.
Pense no tipo de material dos móveis e máquinas, lembrando sempre do quesito higiene, e prefira móveis impermeáveis e de fácil limpeza e conservação. O aço inox é o ideal, pois além de ser muito fácil para fazer a limpeza ele também não oxida.
A Consultomaq tem equipamentos top de linha para que você monte sua fábrica de salgados e além disso, existem várias formas de pagamento para que você possa adquirir seus equipamentos. Então, fale agora com um de nossos consultores que estão prontos para te ajudar na realização do seu sonho!