História dos salgadinhos fritos: origem, evolução e popularidade em diferentes países e culturas.

Os salgadinhos são populares em diversas cozinhas ao redor do mundo. Esses deliciosos petiscos são feitos de uma massa e podem ser recheados com uma grande variedade de ingredientes.

A origem dos salgadinhos fritos é incerta e varia de acordo com a região. Alguns especialistas afirmam que eles foram inventados no Oriente Médio, há cerca de 2.000 anos, enquanto outros dizem que eles têm origem na Ásia, cada um tem sua versão local.

​​Na China, os salgadinhos são conhecidos como jianbing, na Índia como Samosas, na Indonésia, os salgadinhos fritos são conhecidos como Bakso. Já Espanha, tem o famoso croqueta, e na América Central, são popularmente conhecidos como empanadas. A Europa, França, Holanda e Alemanha também tem suas versões de salgadinhos fritos.

Já no nosso querido Brasil, os salgadinhos fritos são parte da cultura e da culinária do país, os salgados fritos são servidos em qualquer hora do dia. É comum encontrar os salgados fritos em buffet de café da manhã, ou ainda servidos em padaria, mercados, restaurantes, e até mesmo em carrinhos na rua, há também que não resista um salgadinho frito a noite em casa com amigos, seja como for ele é uma paixão nacional tanto de adultos como de crianças.

Os salgadinhos fritos são um alimento popular em todo o mundo. Alguns são considerados iguarias especiais, enquanto outros são comuns e acessíveis a todos, como é o caso das empadas, pastéis ou coxinhas brasileiras.

Além de serem deliciosos e fáceis de comer, os salgadinhos fritos são uma comida prática, que pode ser servida em diversas ocasiões e momentos. Porém, não é apenas a praticidade que faz com que os salgadinhos fritos sejam tão populares. Sua grande variedade de recheios, sabores e texturas é também de grande relevância. Eles podem ser recheados com frango, carne, queijo, legumes, ou mesmo ingredientes doces, como chocolate, doce de leite e creme de avelã e muitos outros.

A coxinha é um salgadinho frito muito popular no Brasil. Existem muitas histórias, mas  uma delas acredita que a origem da coxinha remonta ao século XIX, quando a princesa Isabel, filha do imperador brasileiro Pedro II, visitou o interior do estado de São Paulo. Durante sua visita, uma cozinheira preparou um prato que consistia em frango cozido e desfiado, que foi então moldado em forma de coxa de galinha, empanado e frito.

Com o tempo, a receita foi sendo aprimorada e ganhou a forma que conhecemos hoje. A coxinha se popularizou em São Paulo e se espalhou por todo o país, tornando-se um dos salgadinhos mais consumidos pelos brasileiros.

A popularidade da coxinha também ultrapassou as fronteiras do Brasil e atualmente é possível encontrá-la em diversas partes do mundo, principalmente em países com grande comunidade brasileira. Além disso, a receita tradicional também deu espaço a variações com diferentes tipos de recheios, como carne, queijo, palmito, entre outros.

Dada a sua popularidade, o custo relativamente baixo e a facilidade de comer em qualquer hora do dia, a produção de salgados é um negócio que tem se tornado extremamente lucrativo. Hoje, muitas pessoas sustentam a família com a venda de salgados fritos e assados.

O que tem ajudado as pessoas a crescerem e lucrar mais com as vendas de salgados são as máquinas de produção de salgados, como as da Consultomaq. Com as máquinas é possível produzir a partir de 5.500 salgados por hora, vale muito a pena ter uma máquina de fazer salgados, porque com elas é possível manter o padrão, a qualidade e ao mesmo tempo poder crescer em grande escala.
Antigamente, as máquinas de produção automática de salgados eram caras e inacessíveis para a maioria das pessoas, somente grandes empresas conseguiam comprar. Hoje, com a facilidade do pagamento parcelado ficou fácil adquirir uma máquina e começar um negócio próprio. Se você tiver interesse em uma máquina de produção de salgados, fale com nossos consultores clicando aqui.