Salgados congelados: aprenda a melhor forma de fazer

Salgados congelados: aprenda a melhor forma de fazer

Quando se trabalha com salgados umas das maiores preocupações é como conservá-los de maneira correta, pois já sabemos que a validade deles não é muito longa. Salgados congelados: aprenda a melhor forma de fazer!

Diante disso, é extremamente importante saber congelar salgados!  Afinal a maneira como congela os alimentos pode interferir na qualidade e no sabor dos seus produtos.

Antes de tudo, saiba que não é apenas embalar e colocar no freezer, tem toda uma preparação e equipamentos necessários para essa tarefa.

Separamos algumas dicas essenciais para ajudar você. Confira!

Dá para congelar qualquer tipo de salgado?

A resposta é sim! Tanto os fritos como os assados, tanto os pré prontos como os já prontos! Faça os seus salgados fritos normalmente nas máquinas da Consultomaq e congele depois.

Por quanto tempo podem ficar congelados?

Acima de tudo é extremamente relevante saber que cada tipo de alimento possui  uma validade específica, afinal deve-se levar em conta os ingredientes e o modo de preparo. Lembre-se de considerar isso na hora de congelar os produtos, discrimine cada tipo de alimento em suas etiquetas e em sacos plásticos especiais, não esquecendo as datas de produção e de validade.

Contudo, vamos considerar 2 meses de validade para salgados com a massa ainda crua e recheada e também massas de pão de queijo.

Quais os ingredientes que devem ser evitados?

Evite congelar alimentos que possuam batata e ovos. Não é que estragam fácil, mas depois de congelados esses ingredientes tendem a ficar com sabores diferentes e muitas vezes desagradáveis.

A razão disso é que as gemas duram no máximo uma semana e as batatas perdem rapidamente o amido, transformando-o em açúcar.

Portanto, escolha muito bem o seu cardápio!

Salgados congelados: aprenda a melhor forma de fazer

Existem alguns truques muito legais para congelar seus salgados e nós vamos te ensinar. Depois de modelar seu salgados, empane-os e coloque num recipiente de alumínio, o alumínio é ótimo pois agiliza no resfriamento. Já para levar ao freezer prefira os recipientes de vidro, pois conservam melhor o seu alimento, e deixe um bom espaço entre eles para que não grudem.

Depois disso, cubra o recipiente com um filme plástico e leve para o freezer por 2 horas ou até que estejam bem durinhos.  Depois de bem congelados, transfira os salgados para um saco plástico de uso culinário com fechamento parecido com zíper e deixe-os bem vedados. Não esqueça de colocar as etiquetas especificando o tipo de salgado, o recheio, a data de fabricação e a data de validade.

Os salgados fritos ficam melhor se forem congelados ainda crus. Assim sendo, não é necessário descongelar antes de fritar, podendo ser levados diretamente do freezer para a frigideira. Desta forma, a crocância do seu salgado é mantida, bem como a consistência.

É sempre bom verificar se a sua geladeira tem uma boa capacidade de armazenagem com um bom espaço. Não descongele e congele novamente os salgados, isso faz com que a qualidade dos seus produtos se perca.

Viu só? Seguindo essas dicas bem simples, você consegue sim aumentar a produção e lucrar ainda mais. Confira mais dicas aqui no nosso blog e também no nosso canal no YouTube.