Checklist: como montar uma minifábrica de salgados
Investir em uma minifábrica de salgados é uma excelente alternativa, tanto para quem deseja conquistar uma renda extra quanto àqueles que já estão na área do empreendedorismo e desejam ampliar os seus negócios.
Um dos maiores segredos para que qualquer negócio prospere é o investimento nos equipamentos e ferramentas necessários para otimizar a rotina.
Por isso, saiba que você deve investir em um bom maquinário para ver a sua empresa decolar e ter sucesso com mais facilidade.
Você está pensando em montar uma minifábrica de salgados, no entanto, não tem ideia sobre como começar?
Não se preocupe! Venha conferir o nosso checklist sobre o que você precisa ter para começar. Boa leitura!
Por que eu preciso investir em um bom maquinário para minha minifábrica de salgados?
Primeiramente, você pode até estar se perguntando: preciso mesmo investir em equipamentos para a minha minifábrica de salgados? Não basta apenas contratar alguns colaboradores para eles prepararem os alimentos de forma manual?
Bem, se você quer promover mais agilidade, atender melhor o seu cliente e garantir a satisfação do público, precisa apostar em bons equipamentos.
Veja quais são os principais benefícios do investimento:
- proporcionar a padronização dos salgados;
- ajudar a economizar massa;
- garantir uma entrega de qualidade ao cliente;
- promover mais rapidez na elaboração dos salgados;
- garantir que todos saiam com o mesmo peso, formato e mesma quantidade de massa;
- oferecer mais variedade para o seu cliente;
- promover a satisfação do público;
- garantir bons lucros para o seu negócio.
Quais são as opções de salgados que posso oferecer na minha minifábrica de salgados?
Outra grande vantagem de apostar em um maquinário especial para a sua minifábrica de salgados é que ele permite ampliar a variedade de alimentos oferecidos ao seu cliente.
Dessa maneira, isso se torna um grande diferencial competitivo, pois você pode atender bem o seu público com uma boa variedade de produtos.
Veja quais são os principais salgados que você pode oferecer:
-
- coxinha: frango, carne, carne-seca, estrogonofe, peru, glúten free, vegetariana, vegana etc.
- travesseirinho;
- kibe: com ou sem recheio;
- bolinha: queijo, presunto e queijo, bacalhau, mandioca, carne-seca, calabresa, feijoada, cenoura etc.
- almôndegas: com ou sem recheio;
- nhoque: com ou sem recheio;
- pão de queijo: com ou sem recheio;
- chipa: com ou sem recheio;
- broa: com ou sem recheio;
- empada: diversos recheios;
- enrolado de salsicha;
- cigarrete;
- croquete.
Agora, confira os principais doces que você pode oferecer ao público:
- churros;
- brigadeiro;
- beijinho;
- cajuzinho;
- doce de leite;
- doce de leite ninho;
- cookies.
Quais são os principais equipamentos para a minifábrica de salgados?
Se você quer montar uma minifábrica de salgados, saiba que existem alguns equipamentos essenciais que ajudarão a tornar a rotina mais otimizada.
Por isso, preparamos um checklist com os três principais produtos que você precisa investir. Vamos lá?
1. Masseira
Na hora de montar a sua minifábrica de salgados, o primeiro equipamento que você precisará é a masseira.
A masseira é responsável por fazer as massas mais pesadas e também os recheios. Além disso, é possível desfiar o frango e até mesmo cozinhá-lo — no caso das coxinhas.
Então, um dos principais benefícios desse equipamento é que ele agiliza a sua produção. Afinal, ao mesmo tempo em que ajuda a misturar e mexer os ingredientes, ele também cozinha.
Você vai encontrar diversos tamanhos de masseira (assim como as outras máquinas que citaremos neste conteúdo).
Por exemplo, tem as masseiras maiores que são destinadas às grandes produções. No entanto, você também encontra as masseiras menores — ideal para quem está iniciando a sua fábrica de salgados.
Para acertar na escolha, invista em um equipamento que atenda às suas reais necessidades. Para isso, confira quais são as especificações técnicas do produto e avalie se ele é o melhor para você.
2. Modeladoras
Como o próprio nome sugere, a máquina modeladora é a responsável por moldar o seu salgado, conforme os formatos que ela produz.
Por isso, a máquina modeladora é outro equipamento industrial que você precisa investir ao empreender na sua minifábrica de salgados.
Afinal, você não precisa ficar enrolando os salgados na mão — e ainda evita que cada um fique com um tamanho ou formato diferente.
Vale ressaltar que a modeladora faz o formato que você quiser — inclusive, todas as opções que já comentamos neste conteúdo.
Para você ter uma ideia, ela faz de 5.500 a 12.000 salgados por hora (a quantidade varia conforme o modelo de máquina escolhido).
Assim, isso possibilita que você ganhe muito mais dinheiro em menos tempo. Afinal, agilidade é muito importante quando você quer atender bem o público e se diferenciar da concorrência, concorda?
>> Você também pode gostar de ler: qual massa ideal para a modeladora?
3. Empanadeira
Por fim, apresentamos a última máquina que você precisa para montar a sua minifábrica de salgados: a empanadeira.
Ela tem uma esteira rotativa que leva os salgados para uma imersão em água. Na sequência, leva-os para a farinha e os empana de maneira igualitária.
Dessa maneira, faz com que haja um empanamento uniforme, rápido e sem bagunça.
Então, as coxinhas, os travesseirinhos, os croquetes, os quibes, as bolinhas, os enroladinhos de salsicha (e todos outros salgadinhos) são feitos com muita praticidade e padronização.
Além disso, a empanadeira é um equipamento útil, leve, compacto e fácil de ser utilizado.
Para você ter uma ideia, há um dreno para a retirada da água — isso significa que você não precisa desmontar a máquina para retirar a água no fim do dia.
Sem contar que ela leva muita praticidade para a sua rotina na venda de salgados: precisa apenas de um operador para organizar todo esse processo.
Assim, garante mais agilidade para o seu dia a dia e, é claro, conta com a total satisfação do cliente, que é superbem atendido.
Você tem alguma dúvida sobre como montar uma minifábrica de salgados ou sobre as características de alguma máquina que falamos neste conteúdo? Venha trocar uma ideia com a gente através do nosso WhatsApp. Será um prazer saber mais sobre como podemos ajudar a turbinar o seu negócio.