ramo alimenticio

Ramo alimentício: a melhor escolha para investir!

De acordo com o Governo Federal, estima-se que surjam, anualmente, mais de 600 mil novos empreendimentos. O ramo alimentício é um dos que mais crescem, afinal, trata-se de um segmento considerado essencial para a sobrevivência humana.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o faturamento da indústria de alimentos cresceu 12,8% em 2020, movimentando R$ 789,2 bilhões de reais. Além disso, o ramo alimentício foi responsável por 10,6% do PIB nacional.

Com base nesses dados, é possível dizer que o ramo alimentício é a melhor escolha para investir. Portanto, se você está pensando em abrir um negócio nesse segmento, não tenha dúvida: você está no caminho certo.

Ainda não tem certeza? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre o ramo alimentício.

Quais são os benefícios do ramo alimentício?

Existem diversas vantagens de investir no ramo alimentício. A primeira delas é que há a segurança de que você estará apostando em um ramo essencial, ou seja: as pessoas precisam comer e beber para sobreviver, concorda? Então, você pode estar certo que se trata de um segmento que sempre terá público.

Se você tiver um bom planejamento estratégico, o ramo alimentício apresenta um retorno sobre o investimento (ROI) muito rápido. Pois ele possibilita lucros altos e você ainda pode envolver a sua família para ajudar no início do negócio — reduzindo os custos com mão de obra.

Como ter ideias de negócio no ramo alimentício?

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é sempre um ótimo parceiro para todos os tipos de empresas, principalmente as que estão começando as suas atividades. 

Ele tem diversos canais que ajudam os empreendedores a tirarem as suas dúvidas, aprender mais sobre determinado assunto específico, orientam como funciona o processo burocrático para a abertura de CNPJ e muito mais.

Você conhece a ferramenta “Ideias de Negócio” do SEBRAE? Ela é bem interessante: basta você digitar a sua ideia e ele apresenta uma série de conteúdos relacionados para você estudar. 

Por exemplo: ao digitar “alimentos”, ela apresentará materiais relacionados, como: congelados, funcionais, naturais, churros, salgados, etc.

Por isso, se você quer ter alguns insights para o seu negócio no ramo alimentício, vale a pena dar uma espiada no site.

>> Quer uma ideia para montar a sua empresa no ramo alimentício? Conheça 3 ideias de negócio para montar em casa.

Como se destacar e ter sucesso no ramo alimentício?

E aí, você se convenceu de que o ramo alimentício é perfeito para você? Se sim, venha conosco e confira algumas dicas para se destacar e ter mais sucesso no seu negócio.

Aposte no delivery

Com a mudança de hábitos na pandemia, o delivery de alimentos cresceu muito; para você ter uma ideia, somente de março a abril de 2020, o setor cresceu 155%.  

Por isso, se você está querendo começar no ramo alimentício, mas ainda não tem (ou não quer investir) em um estabelecimento fixo, saiba que pode começar o seu empreendimento na sua casa, com uma dark kitchen, investindo na entrega dos alimentos a domicílio. Que tal? 

Tenha um atendimento de excelência

Para conquistar promotores e defensores da sua marca, é essencial apostar em um atendimento de excelência. Em outras palavras, para que o cliente indique os seus alimentos e serviços aos seus amigos (aumentando a lucratividade da marca), você precisa lhe proporcionar uma ótima experiência.

Portanto, o atendimento deve ser personalizado e colocar o consumidor sempre no centro de todas as suas estratégias.

Invista na divulgação do seu negócio

Para que o cliente conheça o seu estabelecimento e se interesse em investir na sua marca, é preciso criar um bom plano de divulgação e aposte no universo digital e crie campanhas incríveis e impactantes.

Dessa forma, ficará mais fácil alcançar uma audiência qualificada e que realmente invista nos seus produtos. 

Então, conheça bem o seu público e aposte em campanhas nas redes sociais, blog, site, newsletter, divulgação via WhatsApp e muito mais.

Gostou de aprender mais sobre o ramo alimentício, o melhor segmento para investir? Se sim, conheça o nosso Checklist e aprenda como montar uma minifábrica de salgados. Boa leitura!