Dark Kitchen: o que é, benefícios e como montar uma

Você já ouviu falar em dark kitchen? Ela também é conhecida como restaurante fantasma (ghost kitchens) ou restaurante virtual e se trata de um modelo de negócios que fornece comida apenas para viagem, ou seja, 100% delivery ou take away.

Inclusive, podemos notar o grande crescimento do delivery de alimentos, principalmente em virtude do comportamento do consumidor na pandemia.

Por isso, se você trabalha no ramo alimentício, pensar nessa possibilidade é interessante para garantir a lucratividade dos negócios e atender bem o seu cliente moderno.

Vamos aprender mais sobre a dark kitchen? Continue conosco!

O que é uma dark kitchen?

Dark kitchen é uma expressão inglesa. Se formos traduzir literalmente, seria “cozinha escura”. Essa referência é para relacionar a uma cozinha feita nas escuras, ou seja, que não “aparece” para o cliente.

A dark kitchen é uma tendência no ramo alimentício em que o empreendimento trabalha apenas com comida para a viagem.

Não é preciso pensar em investir em uma grande infraestrutura para atender bem ao público: basta ter uma cozinha bem organizada e um bom planejamento para vender muito.

A dark kitchen surge para atender às necessidades do consumidor que está, cada vez mais, apostando na tecnologia para pedir as suas refeições e recebê-las no conforto e segurança da sua residência.

Quais são os benefícios da dark kitchen?

Conheça quais são os principais benefícios de apostar nessa tendência:

  • não precisa se preocupar com infraestrutura;
  • não é necessário altos investimentos para manter uma equipe completa de funcionários (como recepcionista, garçom, manobrista etc);
  • não é necessário ter uma localização privilegiada para alcançar os clientes;
  • há uma constante economia de água, luz, aluguel e outras despesas operacionais;
  • permite atender bem às necessidades do seu público;

Como montar uma dark kitchen? Veja 4 dicas

Gostou da ideia de montar uma dark kitchen? Se sim, continue conosco e confira algumas dicas.

1. Faça parcerias com sites de entrega

Você pode contratar um motoboy próprio para realizar as entregas dos seus alimentos. Assim, o cliente pode realizar o seu pedido por meio do site do seu estabelecimento ou até mesmo pelas redes sociais e WhatsApp.

Porém, a nossa dica é apostar também nos aplicativos de entrega, como iFood e Uber Eats; pois eles já têm um público fiel. Assim, fica mais fácil conquistar novos consumidores.

2. Invista em uma máquina de salgados e doces

Para a dark kitchen uma ótima inclusão seria apostar em uma máquina de salgados. Afinal, é raro encontrar alguma pessoa que não seja apaixonada por um salgado (como uma coxinha) ou um doce (como um brigadeiro), concorda?

Por isso, saiba que oferecer esses lanches na sua região é sinônimo de sucesso na certa. Você pode oferecer os seus produtos para festas, eventos, confraternizações e até mesmo fazer parcerias com empresas, oferecendo os seus salgados aos seus colaboradores nos seus intervalos.

Porém, manter uma produção de salgados de forma manual, nem sempre é a alternativa mais viável. Dessa maneira, investir nesse equipamento só traz benefícios para a sua rotina, como:

  • apresenta um ótimo custo-benefício;
  • elimina o desperdício de ingredientes;
  • proporciona mais tempo com questões estratégicas do seu negócio;
  • há a garantia na qualidade de todos os produtos;
  • aumenta as variedades de salgados;
  • evita o desgaste físico.

>> Você também pode gostar de ler: 10 benefícios de investir em uma máquina de fazer salgados.

3. Pense na embalagem

Para que o alimento chegue na casa do consumidor protegido e com uma boa aparência, ter cuidado com a escolha da embalagem é fundamental. 

Ela precisa ser segura, ter boas travas de segurança e atender à legislação local — em algumas regiões do Brasil, por exemplo, há a proibição do uso de embalagens descartáveis plásticas. 

Inclusive, na hora de escolher a melhor embalagem, você pode apostar na sustentabilidade para se destacar entre os demais concorrentes no serviço de delivery. pois essa é outra forte tendência entre os consumidores

4. Invista na divulgação do seu negócio

Ser relevante e ter presença constante nas redes sociais faz a diferença na hora da escolha de seus clientes, por isso é essencial apostar em uma boa divulgação!

Você pode investir na mídia paga, apostando em anúncios estratégicos e segmentando o público. Dessa forma, fica mais fácil alcançar um público fiel para o seu negócio.

Gostou de aprender mais sobre o dark kitchen? Se sim, complemente o seu estudo conferindo nossa matéria 3 ideias de negócio para começar em casa. Boa leitura!

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.