Como se preparar para a venda de salgados em 2022?
Conte para nós: como estão os preparativos para a venda de salgados para 2022? Você já começou a fazer o seu planejamento estratégico?
Se ainda não, saiba que agora é o momento ideal para começar a pensar no assunto. Afinal, quanto mais você se organizar e mapear as estratégias, mais facilmente você alcançará melhor seus objetivos e poderá vender muito mais.
Quer algumas ideias? Venha com a gente e conheça algumas dicas para implementar na sua empresa e vender muitos doces e salgados no próximo ano. Boa leitura!
Esteja presente nos canais de delivery
Com a pandemia provocada pela Covid-19, as lojas de venda de salgados, bem como os demais estabelecimentos comerciais, tiveram que readaptar suas formas de lidar e se relacionar com o público.
Isso porque muitas pessoas deixaram de frequentar diversos espaços, principalmente após a implementação das normas de segurança higiênico-sanitárias.
Ou seja, as pessoas desenvolveram o gosto pela compra on-line de alimentos e bebidas.
Portanto, estar presente nos principais canais de delivery da sua região é uma dica interessante para turbinar as vendas.
Além disso, você se destaca da concorrência, atende às necessidades do consumidor moderno e ainda conquista consumidores fiéis para o seu negócio.
>> Leia também: Como vender pelo iFood: 6 ideias para turbinar as vendas
Crie um calendário de promoções para aumentar a venda de salgados
Quem não resiste a uma promoção, desconto, sorteio ou um combo, não é mesmo? Por isso, crie um calendário de promoções para alavancar o comercial da sua empresa de salgados em 2022.
Uma dica interessante é atrelar as promoções às datas comemorativas, como:
- Carnaval;
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Dia das Crianças;
- Dia das Bruxas;
- Black Friday;
- Natal;
- dentre muitas outras.
Por exemplo: que tal mapear as escolinhas próximas da sua minifábrica de salgados e oferecer descontos especiais para o Dia das Crianças?
Assim, com antecedência, é claro, as diretoras das escolas podem organizar um evento em comemoração ao Dia das Crianças. Interessante, não é mesmo?
Enfim, essa é apenas uma ideia para você refletir que é possível criar um ótimo calendário de promoções baseado nas principais datas comemorativas.
Seja ativo nas redes sociais
Para que o cliente sempre se lembre da sua fábrica de salgados — e não da concorrência — é importante estar presente na sua vida, concorda?
Para isso, estar presente de forma ativa nas redes sociais é importante. Além disso, é uma ação que não custa muito para o seu estabelecimento — e só traz benefícios.
Então, esteja sempre presente na vida do seu cliente, interagindo com frequência e construindo uma boa autoridade de marca por meio dos canais digitais.
Afinal, não tenha dúvida: as redes sociais podem ser ótimas aliadas na venda de salgados para o próximo ano.
>> Você também pode gostar de ler: Vendas no Instagram: 13 dicas para comercializar salgados.
Preocupe-se com a fachada da sua fábrica de salgados
Você vende produtos alimentícios. Dessa forma, ter atenção com a higiene, organização, limpeza e apresentação visual de toda a sua empresa é fundamental. Afinal, acredite: os clientes terão atenção com todos os detalhes.
Portanto, além de manter todo o ambiente interno impecável, invista em uma boa fachada para a sua fábrica de salgados. Isso porque, diariamente, as pessoas passam pela frente da sua empresa, certo?
Então, quanto mais convidativa for a sua fachada, mais facilmente você atrai os clientes para entrarem e conhecerem mais sobre o seu negócio.
Lembre-se: a apresentação visual da sua fábrica de salgados é muito importante para transmitir a sua personalidade, profissionalismo e, é claro, destacar-se da concorrência.
Invista em uma máquina de fazer salgados
Se você ainda não investiu em uma máquina de fazer salgados, está na hora de repensar essa estratégia, pois vale a pena o investimento. Dessa maneira, investir na infraestrutura do seu negócio é sempre importante para crescer.
Uma máquina de fazer salgados só traz benefícios. Isso porque ela te ajuda a tornar a sua rotina muito melhor e mais organizada.
Em função disso, com o maquinário adequado você produz doces e salgados com maior rapidez e mantém o padrão de massa e recheio de todos os alimentos.
Sem contar que, com facilidade, você aumenta a produção sem a necessidade de investir em mão de obra. Por isso, comprar um bom maquinário é interessante para ver o seu negócio prosperar.
Faça parcerias para aumentar a venda de salgados
Outra ideia interessante para preparar a sua empresa para a venda de salgados no próximo ano é realizar uma série de parcerias.
Afinal, a tendência é que as festas, restaurantes, bares e eventos retomem as suas atividades com tudo no próximo ano — principalmente para tentar reverter e minimizar os efeitos negativos ocasionados pela crise pandêmica.
Então, você pode antecipar essas demandas e já enviar uma apresentação da sua empresa para possíveis parceiros.
Ofereça pacotes de desconto ou condições especiais e mostre que o seu produto é o melhor. Dessa maneira, fica mais fácil conquistar parceiros para o seu negócio que ajudam a aumentar as vendas.
Pense em estratégias para aumentar a margem de lucro
Aumentar a margem de lucro é uma ideia inteligente para preparar a sua empresa para o próximo ano.
Por isso, elabore uma série de estratégias que possam aumentar a margem de lucro na venda de salgados.
Veja algumas dicas:
- invista em uma máquina de fazer salgados e doces para padronizar e escalonar a produção;
- busque parceiros e fornecedores que apresentem ótimas condições;
- escolha com calma quais são os produtos para venda, de acordo com as preferências e necessidades dos seus clientes;
- encontre estratégias para se diferenciar no mercado da concorrência;
- tenha um excelente controle de estoque;
- incentive a venda casada — o cliente compra um produto e aproveita para levar outro.
Você gostou de aprender mais sobre as nossas dicas de vendas de salgados para turbinar a sua empresa no próximo ano?
Se sim, conheça também o nosso checklist: como montar uma minifábrica de salgados. Boa leitura!