armazenar salgados

Como armazenar e estocar salgados e doces?

Com alimentos não se pode dar bobeira. Por isso, é extremamente importante saber como armazenar salgados e doces da forma mais adequada possível. 

Essa prática faz com que os seus produtos mantenham a qualidade e o sabor por muito mais tempo. Assim, o seu cliente fica mais satisfeito com o que você tem a oferecer.

Por isso, no conteúdo de hoje você vai aprender como armazenar e estocar salgados e doces de forma prática e eficiente. Continue conosco. Boa leitura!

Por que armazenar salgados e doces corretamente?

Para manter a textura e o sabor, é necessário utilizar técnicas de estocagem e armazenamento de salgados e doces, para isso, existem alguns cuidados que devem ser considerados.

Por exemplo: você sabia que não é recomendado recongelar salgados e/ou doces após o descongelamento? Isso porque essa ação acaba com a forma do salgado e deixa o doce mais aguado. Assim, o cliente terá uma péssima experiência.

Portanto, armazenar salgados e doces corretamente é uma prática fundamental para que os seus produtos mantenham o sabor e a forma por muito mais tempo.

Precisamos considerar que não é, simplesmente, dispor os salgados e doces no freezer. É de extrema importância que se tenha atenção aos detalhes, como:

  • temperatura adequada;
  • local de armazenamento;
  • quantidade a ser armazenada;
  • entre outros.

Passo a passo para armazenar e estocar salgados e doces sem perder o sabor e qualidade

Continue conosco e confira um passo a passo para armazenar e estocar salgados e doces de maneira eficaz e prática.

Procure um local apropriado para armazenar salgados e doces

Tenha um local apropriado para fazer o correto armazenamento e estocagem dos seus produtos. Isso porque doces e salgados requerem cuidados diferenciados, como em freezers ou em câmaras.

Além disso, é preciso ter atenção com a temperatura correta e constante do local de armazenamento, pois os alimentos congelados devem estar sob refrigeração o tempo inteiro.

Inclusive, doces e salgados possuem recomendações específicas com relação à temperatura de conservação — que, inclusive, você precisa seguir cuidadosamente. Essa é uma forma para evitar agentes nocivos à saúde.

Também é fundamental armazenar em locais distantes do espaço em que resíduos são descartados. Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas pessoas não se atentam para esse detalhe e acabam colocando seus produtos em risco pela contaminação.

Portanto, o descarte de lixo deve ser alocado na parte externa de onde os salgados estão armazenados, justamente para que a higiene seja mantida no ambiente.

Fique atento à segurança alimentar e higiene

Higiene e segurança alimentar são temas que devem ser tratados com muita atenção. Afinal, tomando medidas preventivas, é possível evitar contaminações.

Seja uma cozinha industrial ou doméstica, manter uma rotina de limpeza rígida e regrada é uma opção bastante eficiente. Assim, além de cumprir as exigências sanitárias, você garante mais segurança e qualidade para os seus produtos.

Então, antes de começar seu expediente, limpe todo o local que será utilizado para trabalhar, lave, seque e guarde todos os utensílios após sua utilização e mantenha as bancadas e demais espaços sem resíduos.

Escolha a melhor embalagem para armazenar salgados e doces

Não são todas as embalagens que podem ser utilizadas para o correto armazenamento de salgados e doces. Algumas, inclusive, não devem ser levadas ao congelador, por exemplo, porque rompem com as baixas temperaturas.

Logo, você precisará identificar qual a melhor embalagem para cada produto, o que dependerá do espaço que o salgado e/ou doce forem acondicionados.

Vale ressaltar que, aqui, a estética não é o fator decisivo (por mais que a embalagem seja uma forma de construir e posicionar bem a sua marca). Ela tem o foco de manter a integridade dos alimentos que você produz.

Portanto, o material deve ser considerado antes do visual. Veja algumas alternativas:

  • sacos plásticos;
  • caixas de papel;
  • vasilhas plásticas.

Além disso, é importante manter as informações na própria embalagem, tais como: 

  • ingredientes;
  • tabela nutricional;
  • data de fabricação e de validade.

Dica Bônus: Se livre das dores por fazer salgado na mão!

Você sabia que você não precisa sofrer com o cansaço físico de produzir todos os seus salgados manualmente? É isso mesmo! Você pode deixar que uma máquina de fazer salgado assuma esse trabalho por você, sem precisar alterar nem o sabor e nem a qualidade da sua receita, e ela ainda leva uma série de vantagens que ajudam no sucesso do seu negócio. Vamos bater um papo sem compromisso para você saber mais? Basta clicar na imagem aqui embaixo.

 

Gostou de aprender como armazenar salgados e doces corretamente?

Aproveite e leia também: 4 técnicas para segurança alimentar na hora de preparar salgados. Até o próximo conteúdo!