tamanho salgados festa

Qual o tamanho dos salgados de festa?

Muitos empreendedores que estão no ramo alimentício, preocupam-se com o tamanho dos salgados. Afinal, isso impacta diretamente no lucro e não é novidade que os insumos estão cada vez mais altos e, muitas vezes, o poder aquisitivo dos clientes, mais baixo.

Esses são os principais reflexos da crise causada pela pandemia de Coronavírus. Então, qual é a melhor saída para atender bem o cliente e, ao mesmo tempo, continuar lucrando?

Neste artigo, vamos entender qual o tamanho ideal para os salgados de festa e como você pode aumentar o lucro sem mexer nos preços.  Desejamos boa leitura!

Aumentar o preço ou diminuir o tamanho dos salgados de festa?

Antes da pandemia, a indústria alimentícia tinha um padrão estimado de 20g para os salgados de festa.

Contudo, com a alta dos preços dos principais insumos utilizados na produção (como farinha de trigo, óleo, carnes e derivados do leite),  o empreendedor chegou a uma encruzilhada: aumentar o valor dos salgados de festa ou diminuir o tamanho?

A boa notícia para sair dessa é que, atualmente, é possível encontrar salgados de festa com diferentes tamanhos, formatos e com pesos que variam entre 8g e 200g. 

Portanto, além de manter o lucro, ao oferecer salgados variados, o empreendedor consegue atrair os dois principais tipos de clientes: aquele que quer gastar menos e o que não se importa com o investimento, e sim com a qualidade.

Por isso, antes de pensar em mudar o custo de produção, é importante conhecer bem o seu público. 

Pois se o seu cliente não se importa com o preço e quer, na verdade, proporcionar uma experiência única aos seus convidados, você não precisará reduzir os valores. Inclusive, pode aumentá-los com tranquilidade: nesse caso, o consumidor vai entender que os insumos aumentaram e precisam ser repassados.

Agora, se o seu público se importa com o preço e não vai pagar mais por diversos motivos, vale a pena pensar em diminuir o tamanho dos salgados de festa.

Como diminuir o tamanho do salgado de festa sem perder a qualidade e o sabor?

Você que está lendo este artigo deve estar se perguntando: como é possível diminuir o tamanho do salgado sem perder a qualidade e o sabor, e, é claro, sem que o cliente perceba?

A resposta é: não é necessário fazer uma mudança drástica no tamanho do seu salgado de festa. 

Você pode reduzir, por exemplo, os salgados de 20g para 15g. Será uma mudança pequena, imperceptível, mas que contribuirá para não aumentar os valores de venda. 

Se você vende salgados no copo, também é possível fazer uma pequena diminuição mudando o tamanho de 20g para 18g. 

Contudo, se você trabalha com a venda por quilo, pode ser interessante fazer também tamanhos variados para que o cliente tenha mais opções de escolha e você não amargue os prejuízos.

Como uma máquina de salgados pode ajudar?

máquina de salgados pode ser a sua verdadeira aliada neste trabalho de redução de tamanho para manter o preço. 

Com o uso da máquina você tem a vantagem de precisão: a quantidade de recheio será igual em todos os salgados. Além de oferecer um salgado de festa padrão, você consegue garantir que todos tenham o mesmo custo.

Quais são os tamanhos de salgados mais utilizados?

Se você está começando agora no ramo de venda de salgados de festa, confira algumas dicas sobre os tamanhos:

  • salgados de festa podem variar entre 15g e 25g;
  • salgados de R$ 1,00 variam entre 50g e 60g;
  • salgados de lanche variam entre 100g e 200g;
  • para todos os salgados, o mais comum é a proporção seja de 70% de massa e 30% de recheio, podendo o empreendedor realizar mudanças conforme a sua necessidade.

Você gostou de aprender mais sobre qual o tamanho ideal de salgado de festa? Aproveite para ler também: Aumente seu negócio de salgados com 4 dicas.