4 técnicas para segurança alimentar na hora de preparar salgados

Para atender bem o seu cliente e destacar a sua marca da concorrência, a sua empresa de salgados precisa investir em diversas técnicas para promover a segurança alimentar para todos.

Afinal, quem trabalha com a produção e a venda de salgados,  precisa se preocupar com uma série de questões legais. Isso tudo é muito importante tanto para atender bem ao seu cliente quanto para estar em dia com as obrigações legais da sua empresa.

Sabemos que este assunto é complexo e amplo. Por isso, elaboramos algumas dicas práticas sobre as técnicas de segurança alimentar que você precisa se adequar na hora de preparar os salgados. 

Vamos conhecer quais são elas? Boa leitura! 

1. Conheça a legislação sobre a segurança alimentar

O primeiro passo para investir em boas técnicas de segurança alimentar é conhecer as principais legislações e regulamentações que norteiam o setor.

Existem diversas, por isso, vamos citar apenas as principais, sobre a regulamentação geral de Vigilância Sanitária:

Além dessas, é importante conhecer e estudar as principais leis sobre a rotulagem de alimentos. 

Implemente um bom procedimento de higiene e oriente os seus colaboradores sobre ele

Colocar no papel quais são os procedimentos de higiene ideais que todos os colaboradores precisam seguir na hora de preparar os salgados é essencial para eles saberem tudo que precisam fazer.

Portanto, elabore um checklist e o mantenha visível para que ninguém se esqueça qual é o passo a passo na hora de preparar e manusear os alimentos. Dessa forma, é a garantia de que nenhum protocolo de higiene será negligenciado.

Os colaboradores precisam saber tudo o que devem fazer na hora de proteger os alimentos contra contaminações físicas, biológicas e químicas no momento da fabricação do salgado.  

Por isso, eles precisam entender o que é necessário fazer, desde a manipulação dos ingredientes até a elaboração do produto final, que vai para o consumidor.

Da mesma maneira, é preciso deixar claro para todos quais são as instruções de limpeza e sanitização. Assim, há a garantia de que todas as leis, normas, decretos e orientações internas sejam cumpridas.

2. Cuide muito bem das suas máquinas e equipamentos

Se você trabalha com alguma máquina de fazer salgados, é muito importante que todos esses equipamentos sejam mantidos em um bom estado de conservação.  Então, você precisa cuidar da higienização diária para evitar riscos de contaminação. 

Além disso, é importante realizar a manutenção preventiva e calibração destas máquinas. Para isso, converse com o fornecedor para verificar qual é o procedimento ideal (assim como a periodicidade) a ser realizado.

Também é importante conferir se a máquina que você adquiriu está adequada às normas da NR-12 – Norma Regulamentadora de Máquinas e Equipamentos. 

3. Tenha atenção com a saúde dos seus colaboradores

Na hora de manipular os alimentos, é muito importante que todos os colaboradores estejam saudáveis. Ou seja, é preciso ter a certeza de que eles não estão trabalhando com alguma doença infecciosa ou contagiosa. Afinal, isso pode prejudicar toda a produção.

Da mesma maneira, eles não podem trabalhar com nenhum corte, ferida ou doenças cutâneas nas mãos e braços. 

Então, é muito importante se preocupar com a saúde dos seus colaboradores.  Além disso, mantenha o controle periódico da condição de saúde de todos os seus colaboradores, conforme legislação local e federal.

4. Armazene os ingredientes com responsabilidade para promover a segurança alimentar

Além de trabalhar somente com fornecedores realmente qualificados, sérios e que também estejam dentro de todas as normas e legislações com relação à segurança alimentar, é importante armazenar os ingredientes com responsabilidade.

Uma dica é visitar, de forma periódica, os seus fornecedores. Assim, há garantia de que você trabalha somente com matéria-prima de qualidade, apostando em parceiros que também se preocupam com as boas práticas de higiene.

Cada insumo precisa ser guardado em um local conforme as suas próprias especificações de temperatura e armazenagem. Então, é preciso conferir e seguir todas as recomendações contidas no rótulo dos alimentos.

Também é muito importante manter a data de validade de todos os insumos controlada. Assim, ter um bom controle do estoque é essencial para promover o giro adequado de todos os produtos.

Você gostou de aprender mais sobre as técnicas para segurança alimentar na hora de preparar salgados? Se sim, leia também: 4 dicas para fazer salgados com mais qualidade. 

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.