Por que o salgado estoura na hora de fritar?

Não há nada pior do que perder um salgado porque ele estoura na hora de fritar, concorda? Afinal, quanto mais perdas você tiver no seu estabelecimento, menos lucros terá para o seu negócio.

O que você precisa saber é que existem diversos motivos pelos quais o salgado estoura na hora de fritar e isso é bem comum de acontecer. Por isso, é importante fazer testes e observar qual (ou quais) deles estão acontecendo na sua cozinha.

Vamos conhecer por que o salgado estoura na hora de fritar? Continue conosco!

Porque existe ar entre o recheio e a massa das coxinhas

Uma das campeãs quando o assunto é explosão é a coxinha. Primeiramente porque ela tem um formato de gota e isso provoca uma pressão maior. Outro critério que pode ocasionar o estouro é porque, ao manuseá-la, você não pressionou bem o recheio e a massa. Assim, ficou ar contido no seu interior e isso tende a explodir quando entrar em contato com o óleo quente.

Porque ele tem queijo no recheio

Outros salgados que são campeões em estourar com mais facilidade, são os que contêm queijo no recheio. Pois, ele derrete no salgado e forma uma bolha de ar que, quando entra em contato com o óleo quente, causa a explosão. Outro critério que pode causar o estouro são os queijos que liberam mais água, como o de minas.

Porque você usou farinha de baixa qualidade

Precisamos falar sobre a qualidade dos ingredientes, pois eles importam (e muito) na hora de evitar explosões nos salgados. Por exemplo, usar massa de baixa qualidade pode formar rachaduras na massa e ocasionar as explosões. Além disso, farinhas com boa qualidade são capazes de absorver melhor o óleo e, consequentemente, ajudam o ar a sair com mais facilidade do salgado.

Porque faltou sovar bem a massa

Se você não misturou muito bem os ingredientes até ter uma massa homogênea, ela pode abrir durante a fritura porque acaba rachando. Por isso, se você não quer que a massa crie uma crosta na superfície e exploda, amasse e bata bem todos os ingredientes.

Porque a massa é muito fina ou grossa demais

Massas muito finas tendem a explodir com mais facilidade. Isso porque, ao entrar em contato com o óleo quente, ela pode rachar e abrir. Porém, se a massa for grossa demais, isso também pode acontecer. Então o melhor é ter uma boa dosagem dos ingredientes e manter um padrão de fabricação.

Outro modo de evitar isso, é utilizar uma masseira, sendo ela projetada para você escolher a espessura e quantidade de recheio, dessa forma além do peso, seu salgados sairão padronizados e sem risco de estouro! 

Porque os recheios liberam muita água

Como vimos, existem alguns queijos que liberam mais água e podem explodir ao entrar em contato com o óleo quente. Porém, existem outros alimentos que também soltam água no interior do salgado (como tomate, salsinha, cebolinha). Isso pode aumentar a temperatura interna do salgado e, consequentemente, provocar a explosão.

Porque você não usou a temperatura adequada do óleo

Outro critério que faz com que o salgado estoure na hora de fritar é utilizar a temperatura incorreta do óleo. Afinal, se ele estiver frio pode encharcar o produto; assim como se estiver muito quente, poderá causar explosões com mais facilidade. Então, o ideal é manter a temperatura entre 180 ºC e 200 ºC e mergulhar o salgado por inteiro para promover uma fritura uniforme.

Porque você está reaproveitando o óleo em excesso

Outro critério sobre “por que o salgado estoura na hora de fritar” é que ele pode explodir por conta do reaproveitando excessivo do óleo. Em resumo, ele não pode ser muito usado, pois vai perdendo as suas propriedades originais, passando por transformações na sua composição química. Assim, perde a qualidade e, inclusive, pode fazer mal.

Porque você está fritando salgados congelados

Os alimentos congelados precisam de cuidados especiais na hora de fritar, caso contrário, eles estouram devido à grande quantidade de água retida. Por isso, a dica é retirar os salgados do congelador com antecedência, assim, ele tem tempo de ficar em temperatura ambiente antes de ir para o fogo.Gostou de aprender por que o salgado estoura na hora de fritar? Sabia que ao investir em uma máquina de salgados você evita a maioria desses problemas? Vem com a gente e aprenda como funciona a máquina de salgados. Boa leitura!

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.