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Como calcular o preço de venda do salgado?

Muitos salgadeiros e salgadeiras quando começam na atividade, acabam em dúvida sobre como podem calcular o preço de venda do salgado, afinal, esse é um território totalmente novo. Se você se identificou, fique tranquilo, pois você não está sozinho ou sozinha nessa!

Para ajudar você a fazer dinheiro com a venda de salgados, preparamos um passo a passo de como você pode definir quanto cobrar por cada salgado, de forma a conseguir lucrar com a sua atividade. É bem prático, acompanhe!

Tenha em mente antes de calcular o preço de venda do salgado

Calcular quanto cobrar por salgado usando informações base da sua produção é crucial para que você não acabe ficando no vermelho! Então, para começar a definir o valor final, você deverá organizar, pesquisar o mercado, definir custos de produção e de despesas adicionais. 

Assim, você encontrará o valor mínimo para não ficar no prejuízo e ainda conseguir ter uma boa fonte de renda, valor esse que poderá ser ajustado conforme a realidade de mercado que você tem na sua região.

Achou complicado? Só parece, siga nosso passo a passo abaixo para definir os preços com facilidade.

Organize os tamanhos, sabores, quantidades e condicionamento para poder calcular o preço de venda do salgado

Para começar o cálculo, você vai precisar saber o tamanho do salgado, seu sabor e proporção de massa e recheio. Dessa forma, você poderá ver quanto é gasto para fazê-los. Como seria isso na prática? Você vai ver nos tópicos abaixo. Aqui, você vai apenas reunir as informações para facilitar a conta que faremos.

É importante você ter definido o sabor, pois diferentes recheios vão ter custos diferentes. É por isso, por exemplo, que o preço de uma coxinha de frango custa cerca de R$5 e o preço de uma coxinha de camarão com catupiry fica cerca de R$10.

Você também deve ter em mente como você pretende vender seus salgados: unidade ou cento? fritos ou congelados?

Descubra o custo unitário de cada salgado

Quando você for fazer a compra de ingredientes para sua receita, veja o quanto você gasta para fazer um kg de salgado. Para exemplificar: vamos colocar que para você fazer 1kg de salgado de frango, na proporção de 70% de massa e 30% de recheio, você gaste R$ 13,58. Fazendo salgados de 20g, essa receita renderia 50 salgadinhos. Então, a conta ficaria 13,58 dividido por 50, resultando em R$ 0,27 centavos o custo unitário. 

Adicione despesas e impostos ao custo unitário de produção

Você também terá que contabilizar as demais despesas envolvidas na sua venda de salgados. Como assim? Aluguel do estabelecimento que você for vender, água, luz, gás, entre outros. É por isso que você nota que o valor varia entre um mesmo tipo de produto comprado em diferentes locais:

  • Os vendedores ambulantes conseguem cobrar menos já que não têm gastos com espaço físico e a energia elétrica dele;
  • As lanchonetes cobram um valor intermediário da região;
  • Delicatessen, shoppings e empórios possuem custos mais altos de infraestrutura que refletem no preço final.

Caso você não tenha ideia ainda de quanto será esse valor, você pode dobrar o valor do custo que você já tem. Portanto, usando o exemplo inicial que deu R$ 0,27, seu salgado teria um custo de R$ 0,54. Entretanto, dependendo da condição que você o vende (gelado ou frito), esse custo pode variar. 

Antes de finalizar, você também deve somar os encargos fiscais, que vão depender da região em que você atua. Para nosso exemplo, vamos usar o valor de 10%, totalizando R$ 0,59.

Defina sua margem de lucro

Para fechar o valor mínimo que você precisa cobrar, adicione um percentual de margem de lucro, ou seja, o que ficará como seu pagamento pelo trabalho que você fez. Normalmente, esse percentual fica entre 25% e 50%. Para o exemplo que estamos usando, vamos adicionar uma margem de 40%, que totalizaria R$ 0,83 arredondado.

Torne o valor do seu salgado competitivo no mercado

Depois de definido o valor mínimo que você precisar cobrar pelos salgados, você consegue ter a base para ir ajustando seus valores conforme seu cenário. Por exemplo, se o mercado local tem uma faixa de preço menor, você terá que diminuir sua margem ou seus custos de produção. Se for maior, você pode aumentar sua margem de lucro ou reinvestir a diferença no crescimento do seu negócio.

Além disso, a condição de venda do seu salgado (que perguntamos lá no primeiro tópico, lembra?) também vai lhe permitir ajustar os valores para ficar mais competitivo. Como?

A maioria dos locais que vendem salgados acima de 100 unidades fornece um desconto de, pelo menos, 10% no valor unitário e focam em ganhar mais lucro na quantidade vendida. Já os salgados vendidos congelados, como poupam óleo, trabalho, papel toalha e gás de cozinha, costumam ser até 30% mais baratos do que os fritos.

Com esse passo a passo simples mas detalhado, esperamos ter lhe dado um norte para orientar seu cálculo de quanto cobrar pelos seus salgados. Uma boa forma de diminuir seus custos e aumentar seu lucro, é investindo em uma máquina de fazer salgados e essa não é a única vantagem dela! Confira 10 benefícios de ter uma máquina de fazer salgados e descubra se ela é uma boa opção para a sua produção!

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