Por que não consigo vender salgados?

Se você abriu uma fábrica de salgados, mas não está conseguindo vender salgados, certamente está cometendo alguns erros. Afinal, o ramo alimentício é segmento bem lucrativo, bastando você implementar boas técnicas de gestão e tem um bom produto.

No entanto, se você não sabe o que está fazendo de errado e quer aprender como vender mais salgados, este conteúdo é para você. Então, continue a leitura e descubra 4 erros que você pode estar cometendo na hora de vender salgados. 

Vamos lá?

1. Pegar pedidos que ultrapassam a sua capacidade produtiva

Queremos sempre vender muito, certo? Pois quanto mais vendermos, melhor, já que isso aumenta a lucratividade do negócio.

No entanto, se você está com muitos pedidos (bom trabalho na divulgação!), porém, não está conseguindo entregar na data e horário certo, isso é um péssimo sinal.

Nesse caso, você está precisando acelerar a produção e sabemos que, quando falamos de alimentos, é preciso ter cuidado para não deixar a qualidade despencar.

Sendo assim, não adianta entregar 100 pedidos por dia se você não consegue fabricá-los com qualidade, certo?

Ou, então, não consegue dar a atenção que o cliente merece na hora de receber o pedido, realizar a cobrança e realizar um bom pós-venda.

  • Como uma máquina de salgados pode ajudar a resolver esse problema? Com ela, você poderá produzir milhares de salgados por hora, fazendo com que você consiga atender a todos os pedidos no prazo.

2. Perder tempo com mão de obra

Contratar mão de obra qualificada é sempre um dos grandes desafios de todas as empresas. No setor alimentício, isso não é diferente, então, você pode estar perdendo tempo (e dinheiro) investindo em mão de obra qualificada.

Ao contratar um colaborador, ele precisa saber atender bem o público e ter agilidade para fabricar os doces e salgados dentro dos padrões de qualidade que a sua empresa espera.

  • Como uma máquina de salgados pode ajudar? Ao investir em uma, você não precisará contratar mão de obra qualificada para fazer os doces e salgados, visto que ela consegue produzir muito mais rápido e com qualidade padronizada.
whatsapp consultomaq

3. Errar na quantidade de massa e recheio na hora de modelar salgados

Convenhamos: todo mundo já comprou uma coxinha que parecia deliciosa, mas, quando foi comer, percebeu que tinha um pingo de recheio. Experiência frustrante, não é mesmo?

Certamente, você não voltou a comprar novamente de um lugar que criou uma expectativa boa, no entanto, quando você foi comer o alimento, ele não estava tão bom.

Esse erro não pode ser cometido pela sua fábrica de salgados. Portanto, saiba que a proporção da quantidade de massa e recheio precisa ser padronizada. 

Em outras palavras, independentemente se o cliente comprou 10 ou 500 coxinhas, todas precisam ter o mesmo padrão de qualidade.

Como a máquina de salgados da Consultomaq pode ajudar? A máquina padroniza a quantidade e proporção de massa e recheio em todos os salgados, além de fabricá-los com o mesmo formato e peso.

4. Baixo investimento no pós-venda

A etapa do pós-venda é essencial para o seu negócio decolar. Afinal, é o momento ideal para entender se as expectativas do cliente foram atendidas, obtendo mais chances de o cliente voltar a comprar com você.

Então, você precisa ter um planejamento de pós-venda. Enviar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, é uma ótima ideia para coletar a opinião do público.

Assim, você compreende quais são os pontos fortes e o que precisa ser melhorado, tanto para atender bem o cliente em um segundo pedido, quanto para conquistar novos clientes.

Portanto, se você quer saber como vender mais salgados, ouça o que o cliente tem a dizer e invista sempre na melhoria constante. Lembre-se de que o consumidor é o bem mais precioso do seu negócio, por isso, ele merece uma atenção especial.

É ele garante a sobrevivência da sua empresa. Além disso, se você o atender bem, as chances de ele indicar a sua empresa aos seus amigos e familiares são muito grandes. 

Esse “marketing boca a boca” é gratuito e pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e lucrar ainda mais.

  • Dica extra sobre como vender mais salgados: lembre-se de investir em uma ótima divulgação, principalmente nas redes sociais, para tornar a sua marca cada vez mais conhecida.

Você gostou de conferir alguns erros que pode estar cometendo na hora de vender salgados?

Se sim, leia também: Qual o salgado que dá mais lucro? Boa leitura!