Como tirar foto de salgados? Veja 7 dicas

Conte para nós: você sabe como tirar foto de coxinha para mostrar o seu produto aos seus clientes?

Sabia que não precisa ser um fotógrafo profissional para aprender como tirar foto de coxinha? Não só de coxinha, é claro, mas qualquer salgado ou doce que você queira comercializar.

Afinal, com o seu próprio celular, você consegue tirar belíssimas fotografias para montar um feed harmonioso e despertar a vontade no cliente, uma bela foto também pode ser usada em anúncios.

Investir em boas imagens dos seus produtos é fundamental para transmitir uma ótima experiência sensorial para os seus clientes. Dessa forma, quando eles se deparam com ótimas fotos, tendem a se interessar mais pelo seu produto. Assim, fica mais fácil conquistar um público fiel e aumentar a lucratividade dos negócios.

Venha conosco e aprenda algumas dicas simples e baratas e aprenda como tirar foto de coxinha e conseguir  vender mais. Vamos lá?

1. Use a iluminação natural

Um dos principais segredos na hora de aprender como tirar foto de coxinha é usar a própria iluminação natural — e você não gasta nada com isso, certo?

Manter a fidelidade de cores na hora de fotografar é importante para mostrar a realidade ao seu cliente. 

Muitas pessoas, principalmente quando o ambiente está mais escurecido, apostam no flash, mas tenha cuidado! Ele pode fazer com que a foto fique muito branca, mascarando a realidade do produto.

Então, caso você ainda não tenha conhecimento ao utilizar o flash, o melhor é escolher um dia ensolarado e usar a iluminação natural na hora dos cliques.

2. Invista em tripés

O tripé é um acessório que pode te ajudar na hora de aprender como tirar foto de coxinha, pois ele evita que as fotos fiquem tremidas, sem foco ou distorcidas. Assim, com ele, você garante uma imagem nítida.

Ah! E você não precisa se preocupar com gastos a mais, atualmente, existem diversos tripés muito baratinhos no mercado para escolher.

3. Crie um cenário

Na hora de tirar fotos dos salgados, lembre-se que é importante criar um cenário bacana para prender a atenção do seu cliente.

Mas calma, você não precisa alugar um estúdio para fotografar os produtos. 

Inclusive, você pode utilizar os próprios ingredientes — como legumes e temperos — para dar mais vida e cor às imagens. Aqui, o que mais conta é a criatividade.

Outra ideia é compor o cenário com detalhes do recheio dos salgados, despertando o desejo do cliente em experimentar o verdadeiro sabor dos alimentos.

4. Evite mostrar bagunça: uma das dicas mais importantes na hora de aprender como tirar foto de coxinha

Você já viu que o cenário é muito importante na hora de aprender como tirar foto de coxinha, certo? 

Então, outra dica importante, é ter atenção com a bagunça. Tenha cuidado para não mostrar sujeira, restos de alimentos ou outros materiais que possam demonstrar um ambiente anti-higiênico ou desorganizado.

Afinal, as fotos são essenciais para valorizar o seu produto e chamar a atenção do cliente. E isso não vai acontecer se ele notar que o ambiente não está agradável aos olhos. Isso transmite uma imagem muito negativa e pode, inclusive, prejudicar o seu negócio.

5. Dê uma noção de escala para o cliente

Atire a primeira pedra quem nunca comprou um produto que parecia de um tamanho na foto e era de outro?

Então, para não passar a imagem de que você vende uma coxinha gigante (quando você não vende), apresente uma noção de escala nas fotografias. Por exemplo, coloque a coxinha dentro de um prato ou insira ao seu lado algum objeto (ou alimento) que possa transmitir uma noção de tamanho.

6. Tenha atenção com o enquadramento na hora de fotografar

Tire diversas fotografias do mesmo produto (tanto na vertical quanto na horizontal) e invista em um bom enquadramento.

Para ter um bom enquadramento, posicione a coxinha (ou qualquer outro doce e salgado) de forma que ele ocupe a maior parte da imagem total, ou seja, seu produto deve ficar em evidência.

Além disso, você também pode tirar algumas fotografias com close, mostrando a textura do salgado para que o cliente tenha mais atenção aos detalhes sobre a qualidade do produto.

7. Conte com a ajuda de aplicativos de edição

Para dar uma cara mais profissional às suas fotografias, vale a pena contar com a ajuda de aplicativos de edição.

Inclusive, você pode baixá-los no seu próprio celular, existem diversos aplicativos sendo alguns gratuitos e outros pagos, para facilitar eles contam com diversos recursos.

Conheça alguns deles:

  • VSCO: ele tem diversos filtros incríveis e funções como brilho, temperatura, contrastes e correções de imagem;
  • Snapseed: além de recursos básicos, ele tem algumas configurações avançadas que tornam as fotografias mais profissionais;
  • Adobe Photoshop Express: ele traz recursos do Photoshop para o celular, tornando a edição intuitiva e mais rápida; também conta com filtros automáticos que ajudam a identificar o melhor para a sua fotografia;
  • Instagram: o próprio Insta pode te ajudar a criar fotos profissionais dos seus produtos, pois ele conta com recursos básicos de edição (filtros, brilho, contraste, dentre outros).

Talvez você não entenda como editar sua foto e deixar ela ainda mais profissional, mas dentro desses aplicativos você encontra filtros prontos, que já ajudam a dar uma melhorada no visual da sua foto! 

Seja criativo

É importante pensar fora da caixa e ser muito criativo na hora de tirar as fotografias para o seu negócio.

Para ajudar na hora dos cliques, dê uma pesquisada na concorrência e em influenciadores digitais que trabalham com o ramo alimentício.

O Google, o Instagram e o Pinterest são ótimos para você se inspirar e tirar fotografias personalizadas para o seu negócio.

Viu? Com um simples celular você já consegue aprender como tirar foto de coxinha. É fácil, não é mesmo? 

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Se sim, complemente o seu estudo aprendendo algumas dicas para aumentar as vendas no Instagram. Boa leitura!